quarta-feira, 29 de outubro de 2014

EREM ARISTAQUE JOSÉ DE VERAS - Reportagem da Revista AÇÃO COOPERATIVISTA




Outubro Rosa é destaque na EREM Humberto Lins Barradas

Ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama foram realizadas

Assessoria de Comunicação - 24/10/2014 08:40h

Durante todo o mês de outubro, os olhares se voltam para a prevenção do câncer de mama. Diversas ações são realizadas através de uma campanha mundial, denominada Outubro Rosa.  Atentos ao movimento, a equipe pedagógica da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Humberto Lins Barradas, em Jaboatão dos Guararapes, vem promovendo desde o início do mês, uma programação interdisciplinar que teve sua culminância no último dia 20.
Foram realizadas palestras e debates, ministradas e conduzidas pelos próprios professores, com apresentações de vídeos e slides sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença, para alunos do 8º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Cartazes e uma árvore composta por laços rosa, símbolo da campanha, também foram produzidos pelos estudantes durante o projeto.
Avany Lima, da equipe gestora da EREM, coordenou a ação. “Esse projeto foi elaborado com a necessidade de alertar os jovens da comunidade escolar, sobre um dos problemas de saúde que mais assola as mulheres no país e no mundo. Promovemos o acesso a essas informações, esclarecendo dúvidas e realizando rodas de diálogo. Foi um trabalho extremamente positivo”, destacou.
Satisfeita com as questões abordadas, a estudante do 2º ano, Milena Gomes, 16 anos, comentou o movimento. “Eu sinceramente não sabia que o câncer de mama podia causar tantos danos. Agora terei bem mais cuidado ao olhar para mim, pois tenho consciência de que o autoexame é fundamental. Já conversei com minha mãe a respeito da doença e passei a cobrá-la quanto aos exames preventivos”, registrou.
Devido ao sucesso do evento, a Humberto Lins Barradas irá promover no próximo mês de novembro, uma ação da mesma natureza, dessa vez com foco na prevenção do câncer de próstata, através do movimento Novembro Azul.