sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FORMAÇÃO ITINERANTE – III UNIDADE 2014


6º AO 9º ANO / LÍNGUA PORTUGUESA

Tema: Leitura literária
Formadoras: Patrícia Roberta Alves Xavier de Almeida
                          Ana Markdalva Pires de Moura Vasconcelos

Encerrando as Formações do III Bimestre em todos os Polos da GRE Sertão do Alto Pajeú

O texto abaixo mostra a produção da professora  Selma Lúcia Leite:




O LIVRO SE APRESENTA...

Oi, eu sou o livro. Não sei se você me conhece ou se sou um ser novo em sua vida. Ando meio sumido das casas e da vida de alguns, eu sei. Fui recentemente escanteado por muitos por causa de um novo ser que surgiu.
Assim como uma criança se encanta com um brinquedo novo e, por certo tempo esquece os velhos em um canto qualquer, eu também fui esquecido, trocado por uma tal de internet. Sei também que toda novidade é encantadora, mas isso não me causa inveja, pois eu, mesmo esquecido, mesmo amarelado, mesmo amassado, riscado ou rasgado em algumas páginas, vou ser sempre novidade para alguém.
            Quem nunca sentiu o prazer de ter uma bolsa para guardar alguns segredos? Pois eu sou uma A BOLSA AMARELA e posso guardar tudo o que você imaginar. Sabia que até um galo eu guardo? E as rosas? Ah, as rosas têm vida curta, elas duram tão pouco, são tão belas, tão alegres nos galhos de suas mães, mas duram muito pouco, por isso NÃO SE ESQUEÇAM DAS ROSAS.
            A morte é um mistério para muitos. Há quem pense que ela é o fim, para mim ela é apenas o outro lado da vida. Para mim, ELES CONTINUAM ENTRE NÓS. Para mim, NADA É POR ACASO e sempre É PRECISO VOLTAR PELAS PORTAS DO CORAÇÃO. VIOLETAS NA JANELA são sempre lindas. Imaginem-nas em um JARDIM SECRETO.
            Há quem pense em mim e lembre-se de momentos de dor ou de tristeza como O DIÁRIO DE ANNE FRANK, O GUARDIÃO ou A ÚLTIMA MÚSICA. Mas eu não sou só isso. Posso ser registro de memórias como em O DIÁRIO DE UMA PAIXÃO ou o segmento da história de uma família que reaprendeu a amar como em O CASAMENTO.
            Conto histórias fantásticas de luta e superação. Se você duvida, convido-o a ler DEPOIS DAQUELA VIAGEM, A NOITE O CÉU É PERFEITO ou QUANDO CHEGA A HORA.
            Eu sou um excelente contador de histórias e com elas encanto muitas crianças. Não nego que às vezes amedronto um pouco, mas no final todos respiram aliviados. Um dia uma criança perdeu-se em meu bosque porque inventei de criar um lobo que era muito mal, mas, coloquei no bosque um caçador bom que acabou resgatando a CHAPEUZINHO VERMELHO e sua vovozinha. Eu faço sapos virarem príncipes, bruxas caírem em fornos e gata borralheira virar CINDERELA. Às vezes crio monstros, mas, nada que o grande amor de uma BELA não possa transformar o coração de uma FERA.
            Eu sou assim meio sério, meio triste, na maioria das vezes alegre e quase, quase não. Sempre muito criativo. Você pode não acreditar, mas eu sou UM HOMEM DE SORTE, pois não é que um dia em minha CABANA encontrei uma MENINA QUE NÃO SABIA LER e se escondia para ler sem ninguém vê-la porque todos a chamavam de A MENINA QUE ROUBAVA LIVROS? Ela ficou assustada ao me ver, mas eu nem liguei para ela, pois naquele momento eu estava brincando com meu amiguinho que é CAÇADOR DE PIPAS. A garota aprendia a ler e estava sendo ajudada pelo MENINO DE PIJAMA LISTRADO que vendia sonhos. VENDEDOR DE SONHOS? Estranho não é? Vender sonhos? Alguém pode achar isso muito estranho, mas, para mim que sou UM GUARDIÃO DE MEMÓRIAS nada me espanta, nem mesmo O PEQUENO PRÍNCIPE que adora desenhar e anda por aí de deserto em deserto.
            Além de tudo que já falei a você sobre mim, eu também sou muito romântico. E nesses momentos eu junto fábricas, eucaliptos e paixões como em: O MISTÉRIO DA FÁBRICA DE LIVROS que dar origem ao PRIMEIRO AMOR DE LAURINHA. Neste momento você deve estar pensando que cara maluco... EU? Sou nada! A CULPA É DAS ESTRELAS e no final sempre fica A MARCA DE UMA LÁGRIMA.
            Ah! Mas estou ficando meio maluco mesmo. Pois não ia me esquecendo de apresentar-lhe meu sítio? Isso mesmo. Eu tenho um sítio lindo, o nome dele é SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO. Eu lhe dei este nome porque existe um bando desses pássaros lá.
            Em meu sítio temos uma grande casa e a gente se diverte muito com as maluquices da minha boneca Emília, ela fala pelos cotovelos e às vezes irrita a nossa vovozinha Dona Benta, mas quando chega a tia Nastácia com suas guloseimas todos de derretem, até mesmo o tio Barnabé que às vezes é ranzinza e sem paciência com as traquinagens de Pedrinho e Narizinho a garota do nariz arrebitado, que vive sempre se achando só porque tem um amigo meu e dela que se chama AS REINAÇÕES DE NARIZINHO. Neste sítio é tudo muito divertido com os personagens mais engraçados que já se viu. Tem o Saci, a Cuca, um tal de PETER PAN, até o Marquês de Rabicó mora aqui. Todos esses personagens do meu sítio foram criados pelo nosso tio Monteiro Lobato, que nasceu em 18 de abril de 1882 e por isso foi criado o meu dia, especificamente, o meu dia infantil, mas, sendo infantil, adulto ou velho, eu sou fantástico e convido você a entrar em meu mundo e digo mais, depois que você mergulhar na magia do  meu mundo, jamais será o mesmo, pois, a cada leitura você será um novo ser que viajou pelos diversos lugares, viu coisas fantásticas e viveu histórias fascinantes.  E, não pense que sou uma criatura bisbilhoteira, sou apenas muito criativo que vivo a criar, inventar e reinventar somente para encantá-lo.
            Para finalizar essa minha apresentação, pois não quero cansá-lo... Vou guardar meus SEGREDOS na MALA DE HANA, seguir A VIAGEM DE PARVANA, usando A OUTRA FACE porque agora vou começar a escrever MINHAS FÉRIAS, PULA UMA LINHA, PARÁGRAFO.


Selma Lúcia Leite
Professora
São José do Egito, 16 de abril de 2014.
                                                                                                                            
“É importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula, visto tratar-se de uma forma específica de conhecimento. Essa variável de constituição da experiência humana possui propriedades compositivas que devem ser mostradas, discutidas e consideradas quando se trata de ler as diferentes manifestações colocadas sob a rubrica geral de texto literário”. (PCN de Língua Portuguesa, 1997)

terça-feira, 29 de julho de 2014

Estão abertas as inscrições para o Projovem Urbano 2014


Créditos: Divulgação

Uma oportunidade para quem tem entre 18 e 29 anos e pretende concluir o ensino fundamental. Estão abertas até o próximo dia 30 de agosto as inscrições para 9 mil vagas oferecidas pelo Programa Projovem Urbano em Pernambuco. As vagas estão distribuídas em 69 escolas de 67 municípios do Estado.

Para se inscrever, além de exigir idade entre 18 e 29 anos, é preciso saber ler e escrever, e não ter concluído o ensino fundamental. Além de poder finalizar o ensino fundamental em 18 meses, o estudante será preparado para o mercado de trabalho através de um curso de iniciação à qualificação profissional. Ele receberá uma bolsa mensal de R$ 100,00, caso cumpra as frequências e trabalhos previstos pelo programa.

A matrícula pode ser efetuada diretamente na escola em que o jovem pretende estudar. Veja abaixo a relação de escolas e seus respectivos municípios que estão participando do Projovem Urbano.



Maiores informações no site: www.educacao.pe.gov.br

Mais Pajeú: Exclusivo: locais e datas da fase final dos Jogos ...

Mais Pajeú: Exclusivo: locais e datas da fase final dos Jogos ...