sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Fomos conferi de perto as ações que o Município  de Triunfo em parceria com as Escolas Estaduais realizaram durante a semana de 19 a 25 de agosto. Confira as fotos do Minicurso de Librase e das Oficinas realizadas na  Escola Estadual São Vicente de Paulo.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL - TRIUNFO

Ministrantes: Josinalva Maciel, Lindinalva Mendes e Jaqueline Antas




 
































 
ESCOLA SÃO VICENTE - TRIUNFO
Professora: Fátima Rabelo - Especialista em Ed. Especial
Alunos inclusos no Ensino Regular
















 




quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O Programa Paulo Freire – Pernambuco Escolarizado convida os professores efetivos e ativos da Rede Estadual

O Programa Paulo Freire – Pernambuco Escolarizado convida os professores efetivos e ativos da Rede Estadual de Educação de Pernambuco a efetuarem sua inscrição no Credenciamento de Professores para atuarem como Formadores no âmbito do Programa.
Serão aceitos para participarem do credenciamento, professores que tem vínculo efetivo e ativo com a Secretaria de Educação de Pernambuco e que tenham experiência comprovada com educação de jovens e adultos.
A inscrição será efetuada na GRE, através da entrega de envelope contendo a documentação, respeitando os prazos definidos no Calendário do Processo de Credenciamento para Professores Formadores (Anexo I).
O envelope deverá conter os seguintes documentos:
a) Ficha de inscrição, ANEXO III, preenchida, devidamente assinada e datada;
b) Cópia da Carteira de Identidade;
c) Cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF;
d) Cópia do Contra Cheque (atualizado);
e) Comprovante de Residência no nome do candidato
f) Curriculum Vitae atualizado e devidamente comprovado, conforme requisitos relacionados no ANEXO II;

Maiores informações:
Genaldir Rodrigues - Coordenadora Regional.
GRE Sertão do Alto Pajeú, Afogados da Ingazeira
Tel. (87) 3838-8928 / 9913-5507

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Vagas em Cursos Técnicos de Nível Médio, na Modalidade à Distância

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO, através da Secretaria Executiva de Educação Profissional, torna público o Edital para Preenchimento de 880 (oitocentas e oitenta) vagas em Cursos Técnicos de Nível Médio, na Modalidade à Distância, ministrados pela Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

 (Inscrições abertas de 13 a 23/08/2013) e Edital no site http://www.educacao.pe.gov.br

FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE BIBLIOTECA



FORMAÇÃO PARA COORDENADORES DE BIBLIOTECA PROMOVIDO PELA 
GRE- SAP  

Nos dias 14 e 15 de agosto, o espaço físico da GRE, foi tomado de atrativos: iscas de obras literárias, banners, murais, recadinhos, os mais diferentes gêneros mudaram o comportamento dos que por ali passavam. Qualquer transeunte nos corredores parava para ler. A exposição foi organizada para a Formação de Coordenadores de Biblioteca das Escolas da Regional. A qual teve o objetivo de unir um conjunto de modalidades e experiências de leitura que buscassem diminuir a distância entre livro, leitor e acesso à materialização do ato de ler.


As leituras, oficinas e experiências compartilhadas, enriqueceram a prática educativa dos coordenadores que ficaram com a estima mais elevada para o trato com o espaço de extensão do pedagógico da biblioteca. Concordando com Renata Junqueira quando cita: “A biblioteca escolar trará benefícios para o contexto escolar se não for tratada como peça decorativa, mas como um organismo vivo que emana para toda a comunidade escolar possibilidades distintas de conhecer, de sedimentar o que já se sabe, de refletir e ampliar a compreensão de  mundo dos alunos.”





A programação foi um verdadeiro banquete de leitura:
           Leitura compartilhada de textos; oficinas de mediação da leitura; socialização de experiências::
1.    Para que serve a leitura ?  Escola Tomé Francisco. Quixaba
2.     Banquete literário com obras do Romantismo - EREM Solidônio Pereira. Quixaba
3.    Um Giro Pela Leitura – Escola  Cornélio Soares. Serra Talhada;
4.    Literatura Infantil : Escola Tereza Torres -Itapetim
5.    Sarau literário – Complexo Miguel Arraes. Carnaíba
6.    Oficinas de Contação de histórias; Sandra Carvalho , coordenadora da Biblioteca                             Pública – Afogados da Ingazeira e Adson Rafael Queiroz –Diretor da Juventude- Carnaíba –PE.






 
Uma das participantes, a coordenadora Ana Maria, da escola Tomé Francisco que participou da formação integral nos dois dias, 14 e 15/08, fez sua avaliação afirmando que o conteúdo e as oficinas corresponderam as suas expectativas, cumprindo assim, com o objetivo a que se propôs “Subsidiar as coordenadoras de Biblioteca com uma imersão no universo da literatura, através de um conjunto de modalidades de leitura que busquem diminuir a distância entre livro, leitor e acesso à materialização do ato de ler”. .

 Idealização da proposta : 
Gestora da GRE :Josefa Rita de Cássia;

Coordenação: 
Maria de Lourdes  Souza - Técnica da GRE: 

Formadoras:
Maria da Conceição Alves de Andrade: Coordenadora da Biblioteca Maria de Fátima Pereira – EREM Solidônio Pereira de Carvalho – Quixaba-PE
Vera Lúcia Patriota- Coordenadora da Biblioteca da Escola João Gomes dos Reis - Carnaíba