terça-feira, 29 de outubro de 2013

Projeto Ação de Fortalecimento da Aprendizagem – Reforço

Hoje, 29 de outubro, na GRE Sertão doAlto Pajeú aconteceu o 2º Momento de Estudo com professores de Língua Portuguesa do Projeto Ação de Fortalecimento da Aprendizagem – Reforço, tendo como objetivo refletir sobre a relevância das práticas de leitura para o êxito dos alunos das turmas de 8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental e 3º Ensino Médio, focando a abordagem dos descritores que compõem a Matriz de Referência de Língua Portuguesa do SAEPE e Prova Brasil.
Formadoras: Patrícia Roberta e Ana Markdalva
A finalidade do estudo foi o leitor que se almeja formar. Para ilustrar, traçamos um perfil possível para esse leitor também possível.
O leitor que queremos formar...
- formula perguntas enquanto lê;
- seleciona pistas de leitura nos textos;
- constrói, avalia e reconstrói hipóteses;
- compreende os implícitos;
- pressupõe;
- dialoga com outros textos;
- percebe intenções e finalidades dos textos...
Lê a palavra e o mundo...
...e segue lendo na escola e pela vida.
 Publicação: GRE SAP

8º Encontro de Estudos –PNAIC



No dia 26 / 10/ 2013, na GRE – Sertão do Alto Pajeú – Afogados da Ingazeira, os professores Alfabetizadores do 1º/ 2º/ 3º do Ensino Fundamental Anos Iniciais participaram do 8º Encontro de Estudos –PNAIC.
 
Objetivos
*      Analisar e planejar projetos didáticos e sequências didáticas para turmas de alfabetização, assim como prever atividades permanentes integrando diferentes componentes curriculares e atividades voltadas para o desenvolvimento da oralidade,leitura e escrita;
*      Compreender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, a partir do aprofundamento de estudos baseados nas obras pedagógicas do PNBE do Professor e outros textos publicados pelo MEC.


 Orientadora de Estudos: Teresinha de Jesus Brito Seixas

"Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem."
                                                                             Carlos Drummond de Andrade

Publicação GRE SAP