sábado, 29 de novembro de 2014

EREM Cornélio Soares, Serra Talhada, 1º lugar da I Feira de Ciências e Mostra Científica

Os estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Cornélio Soares, que fica na cidade sertaneja de Serra Talhada, conquistaram o 1º lugar da I Feira de Ciências e Mostra Científica, evento que aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, no Ginásio Egídio Torres de Carvalho, na própria cidade. A feira foi organizada pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) em conjunto com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e contou com alunos de todo o Sertão do Pajeú pernambucano.
A escola enviou sete trabalhos, todos elaborados por alunos, e dois deles foram premiados — todos coordenados pela professora Lurdilene Pedroso. Por ser a escola que enviou o maior número de projetos, a EREM recebeu um certificado de “escola de destaque”.
O destaque ficou com o grupo que conquistou o 1º lugar. Eles receberam, cada um, uma bolsa de iniciação científica Júnior (Jovens Talentos) com duração de um ano. O tema escolhido pelos educandos vencedores foi Energia Solar: Uma Alternativa Favorável para a Redução da Utilização de Combustíveis Fósseis. O tema do grupo premiado com o 8º lugar foiRECóleo: Tire o Óleo Da Pia e Transforme Em Sabão.
O aluno Lucas Eduardo, que cursa o 2º ano do ensino médio e foi um dos vencedores, disse que foi preciso pensar em algo bastante prático. “Pensamos, inicialmente, em algo que desse pra reaproveitar e que fosse viável para a gente”, conta ele, acrescentando que contaram com uma ajuda da Celpe para o projeto. “A Celpe descobriu que estávamos fazendo esse trabalho, e nos ofereceu uma placa solar. Isso ajudou bastante para o trabalho ser concluído de forma eficiente”, diz.
A professora Lurdilene Pedroso diz que a feira serviu pra ver os educandos desenvolvendo os seus projetos. “Foi importante vermos como os estudantes estavam se dedicando ao projeto. A feira também mostrou a desenvoltura deles”, completa.
Os estudantes vitoriosos ganharam o direito de apresentar o projeto na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), no próximo ano, na cidade de São Paulo.

fonte: SIEPE