terça-feira, 9 de setembro de 2014

Polo UAB de Tabira forma primeira turma de Pedagogos


A cidade de Tabira, Sertão do Alto Pajeú, está em festa. No dia 30 de agosto, 35 estudantes da primeira turma do curso de Pedagogia foram licenciados professores pela Universidade de Pernambuco (UPE).  Eles residem em áreas distantes da capital, e conseguiram concluir o ensino superior graças ao Polo Universidade Aberta do Brasil (UAB) Professora Maria Celeste Vidal.
Para Luzia Cleide, 45 anos, moradora do município de Afogados da Ingazeira, distante 23 km de Tabira, a trajetória de quatro anos de curso até a formatura foi de desafios e conquistas. “Nosso curso de Pedagogia teve uma qualidade diferenciada na disponibilização de conteúdos com um ambiente virtual de aprendizagem atrativo, o que facilitou a autonomia dos alunos.  Contou também a mediação a distância de tutores numa postura acolhedora e comunicativa que assegurou a qualidade da aprendizagem, ao mesmo tempo que nos fortalecia para continuarmos a jornada”, declarou pedagoga recém-formad,a que já trabalha na área de educação e agora planeja se especializar em Psicopedagogia.
O polo foi implantado em junho de 2005 a partir do projeto do Sistema da Universidade do Brasil, que oportuniza a interiorização do ensino superior. A instituição funciona como um centro avançado da Universidade, e atende 17 municípios entre os estados de Pernambuco e Paraíba.
Atualmente, o polo oferece 14 cursos de graduação e pós-graduação em parceria com Universidades Publicas Estaduais e Federais (UPE, UFPE, UFRPE, UFRN), além de cursos técnicos profissionalizantes oferecidos pela secretaria de Educação e Esportes do Estado.
“Desde 2005, realizamos oito colações de grau, ao todo. São 230 licenciados inseridos no mercado de trabalho dos municípios atendidos pelo polo. Com a colação de grau da primeira turma de pedagogia, são 35 professores em serviço nos diversos municípios licenciados pela Universidade de Pernambuco, além dos profissionais certificados pelos cursos técnicos que também já trabalham formalmente”, comemora a coordenadora do Polo, Lyedja  Barros Carvalho, lembrando a importância da Secretaria de Educaçã e Esportes (SEE) para a manutenção dos cursos.
“A SEE é mantenedora do Polo UAB Tabira, bem como dos 11 polos jurisdicionados ao Governo do Estado. A secretaria oferece profissionais orientadores e oportuniza a utilização dos laboratórios de informática e bibliotecas, essenciais para os cursos EAD”, declarou.
Atualmente, o Polo Tabira possui  1.030 estudantes matriculados em cursos de graduação, especialização e técnico profissionalizantes. No Sertão, tornou-se um centro de referência de ensino da EAD, que atende não só a educação, mas formações com Ministério Público, Porto Digital e Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES), acolhendo pessoas  dos diferentes municípios e regiões.

site: www.educacao.pe.gov.br

Nenhum comentário :

Postar um comentário